Festa Cristã Relacionada a Páscoa

Pessach é o nome dado à páscoa judaica. Apesar de discutível a origem da palavra que denomina a data, esta recorda e comemora a libertação e saída do povo hebreu do Egito, onde era aprisionado pelo faraó, por volta de 1250 a.C. A origem dessa celebração remete ao envio das Dez Pragas sob o povo egípcio.

Segundo passagens do livro do Êxodo, a Décima Praga significou a morte dos primogênitos das casas do Egito, no entanto foram poupados os lares israelitas por haverem sido instruídos por Moisés a sacrificar um cordeiro para cada casa e passar seu sangue na porta da frente. Era a vontade de Deus a liberdade de seu povo, a quem Moisés, através da abertura do Mar Vermelho, conduziria a caminho da Terra Prometida.

A data representa, para os judeus, a vida prevalecendo à morte, a preservação de seu povo. A comemoração caracteriza-se por uma festa familiar, onde é feito um jantar composto por alimentos que fazem parte da cultura judaica. É feita uma limpeza nas casas no dia anterior à festa para a retirada do que é prejudicial aos princípios judaicos. E, durante a celebração, os adultos costumam ensinar o “Torah” aos mais jovens e, com isso, propagando suas crenças para as gerações posteriores.

A festa cristã tem seu nome derivado da festa judaica, no entanto celebra um acontecimento que data séculos depois: a ressurreição de Cristo. Tida como a mais importante e antiga celebração cristã, é pautada por troca de presentes entre entes queridos e possui, como símbolos mais comuns, coelhos e ovos de páscoa que representam, respectivamente, a reprodução e preservação da vida. Estes últimos se tornam extremamente populares durante esta data devido à cultura de fazê-los de chocolate e também por serem abundantes no comércio, tanto em quantidade quanto em diversidade.

De formas distintas, tanto o Cristianismo quanto o Judaísmo têm esta data comemorativa como significativa, pois os acontecimentos que recordam foram essenciais para a construção de suas identidades religiosas e para a afirmação de suas crenças.