Maria Bueno, história de sua vida, fotos

Maria Bueno teve uma vida sofrida, assassinada no dia 29/01/1893, aos 29 anos. Hoje, Maria Bueno é venerada por muitos fiéis que, acreditam que faça milagres.

Maria Bueno foi a filha mais nova de 7 irmãs, nascida em 8 de dezembro de 1854 no Rio da Prata, perto de Morretes, Litoral paranaense. Ainda na infância ela se mudou com a família para Campo Largo e depois foi morar em Curitiba, onde foi degolada pelo namorado.

Conforme relatos históricos, o modo violento em que Maria Bueno foi morta, causou comoção na cidade na época e, logo após a sua morte, na região onde hoje está situado o início da rua Vicente Machado, no Centro de Curitiba, foi colocada uma cruz de madeira, onde nasceu uma rosa vermelha. Segundo a lenda Maria Bueno passou a atender às preces dos devotos que iam até o local.

Segundo seus devotos, na madrugada da sua morte, atendia uma festa quando recebe um chamado da viúva. Embora fosse tarde, retorna para casa atravessando um matagal na rua Campos Gerais, a atual Vicente Machado, entre Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco. Zona do meretrício da época. Lá se encontra Diniz, emboscado. Tenta violentá-la e, ao defender-se, é degolada.

Depois de algum tempo foi construído um túmulo para Maria Bueno, no Cemitério Municipal de Curitiba, no bairro São Francisco, local de romaria de devotos até os dias atuais.

O túmulo de Maria Bueno é muito visitado e tem no muro da frente e na parede do túmulo centenas de plaquetas com dizeres de agradecimentos de graças recebidas de muitas formas. Mais a frente foi construido um local só para acender as velas que os devotos levam para queimar agradecendo por pedidos atendidos.

Maria Bueno

Televisão: “Casos e Causos”, iniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) de desenvolver a teledramaturgia paranaense e apresentar aos moradores do estado histórias de nossa gente está apresentando a vida de Maria Bueno..

Foto: Claudia Bilobran/Revista Uninter

  • Nascimento da Maria Bueno: 08 de dezembro de 1854
  • Nome da batismo: Maria da Conceição Bueno
  • Morreu: 29 de janeiro de 1893
  • Túmulo está no Cemitério Municipal de Curitiba e recebe visitas diariamente, a maioria para agradecer graças recebidas

Maria Bueno1

Maria Bueno

Por: F.S.Em: 21 de fevereiro de 2008 | Em Outros  | Tags: , , ,  
Curta no Facebook:

107 respostas para “Maria Bueno, história de sua vida, fotos”

  1. AGRADECO, A VC POR TUDO E POR TODAS PESSOAS, E QUE EM SEU CREDULO, E A TENHA COMO NOSSA MAE PROTETORA, ZELA, CUIDA E NOS AMA COM AMOR INCONDICIONAL E O MAIS IMPORTANTE, QUE SE TIVERES EM QUALQUER ANGUSTIA NOS DE UM SINAL PARA QUE TAMBEM POSSAMOS AJUDAR, ALIVIAR, ACREDITO QUE SO PEDIRMOS NAO SERIA O CORRETO…..POIS ESTAMOS TODOS UNIDOS NUM SO PROPOSITO O BEM, O AMOR, COMPAIXAO E DIANTE ENTRE MUITOS MAIS………

  2. Maria bueno interceda por mim nesse momento de aflição tira meu marido de onde ele esta quebra essa maldição acorrenta tdo mal da minha vida e da minha família ele e inocente eu creio se ficar la vai morrer e eu tbm

  3. maria bueno tambem te peço a cura do meu padrasto alfredo do cancer.a cura da alergia do jose victor tambem a proteçao e juizo p meu filho daivid.e k me ajude a comprar minha casa por favor dede ja obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *