Auxílio-Doença sem perícia do INSS

Auxílio-doença sem perícia – O INSS vai implantar um novo sistema para pagar os benefícios de auxílio-doença de até 60 dias a partir do mês de maio deste ano. Primeiro o teste do sistema será feito em algumas cidades do sul e a partir de 2013, será implantado em todo o território brasileiro.

Segundo o INSS, 42% dos pagamentos de auxílio-doença são de até 60 dias e por solicitação dos médicos que fazem pequenos tratamento ou cirurgias nos pacientes. O perito do INSS tem o trabalho de agendar a perícia do segurado somente para confirmar a informação do atestado médico.

Com o novo sistema, o próprio médico será o responsável pela liberação do benefício da Previdência Social, usando uma senha eletrônica fornecida pela Instituto Nacional de Suguro Social.

A medida vai ajudar tanto a desafogar os peritos, quanto o segurado que não terá que comparecer e aumentar as filas do INSS só para mostrar um comprovante de para confirmar o direito de receber o auxílio.

A nova medida só não vai valer para os contribuintes facultativos e deverão ser implantados na sequência.

Aos poucos, o INSS tem mostrado claramente que pretende funcionar com dinamismo e facilitar a vida dos segurados. Uma das medidas que já está valendo, é o aviso que manda na casa de quem está com o tempo completo para a aposentadoria e caso conste no sistema todas as contribuições, dentro de 30 dias a aposentadoria é aprovada.

Por: F.S.Em: 17 de janeiro de 2012 | Em Governo, Saúde  |
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *