Principais temas do plebiscito na proposta do governo

Plebiscito

O governo federal enviou para o Congresso Nacional os principais temas para conter no plebiscito direcionado na reforma política, mas acho que faltou o principal:

Financiamento público ou privado de campanha

Sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital)

Continuidade ou não da suplência para senador

Fim ou não do voto secreto em deliberações do Congresso

Continuidade ou não de coligações partidárias proporcionais.

De acordo com ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a mensagem presidencial sugere que o plebiscito sobre a reforma política aborde ao menos cinco temas.

“Estamos propondo os seguintes temas: Primeiro, a forma de financiamento das campanhas, se públicas, se privadas, se mista. Segundo, a definição do sistema eleitoral, se será o voto proporcional como é hoje, se será o voto distrital, se será o distrital misto, se será o ‘distritão’, se será a proposta em dois turnos. Terceiro, a continuidade ou não da existência da suplência no Senado. Quarto, a manutenção ou não das coligações partidárias nas eleições, e, finalmente, o fim do voto secreto ou não no Parlamento”.

O povo vai decidir, mas antes de tudo, é necessário fiscalizar de perto, desde os investimentos no seu bairro até nas grandes obras do governo federal e exigir total transparência nas contas.

Faltou uma pergunta:

QUAL A PUNIÇÃO PARA POLÍTICOS QUE ROUBAM OU SÃO CORRUPTOS?

Por: F.S.Em: 2 de julho de 2013 | Em Governo  | Tags:  
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *