10 Maravilhas Tecnológicas da Engenharia Chinesa

Nós todos já sabemos o impressionante desenvolvimento econômica que a China passou nos últimos anos. Esse desenvolvimento veio acompanhado por criações tecnológicas e de engenharia incríveis.

Confira essas imagens saiba realmente porque a China é A potência econômica.

1. Avião C919

Esse é a primeira aeronave chinesa grande produzida domesticamente. Ela foi apresentada em Xangai em novembro de 2015. Isso fez que a China entrasse no pequeno grupo de países que tem a capacidade de fabricar uma aeronave de grande porte.

A aeronave c919 foi desenvolvida pela Commercial Aircraft Corp. of China (COMAC). E é esperado que ela compita com o Airbus 320 e o Boeing 737.

2. Telescópio FAST

O maior telescópio a rádio do mundo, com 500 metros, Aperture Spherical Telescope (FAST) foi inaugurado em uma região montanhosa do sudoeste da China, na província de Guizhou, em setembro de 2016.

O projeto custou 180 milhões de dólares e começou em 2011, 17 anos após a proposta os astrônomos chineses. Entre as tarefas do FAST, estão a observação das pulsares e a exploração de moléculas interestelares e sinais de comunicação.

Para assegurar o funcionamento do telescópio, mais de 8 mil pessoas fora realocadas para criar espaço para o projeto, o qual requer um silêncio radiofônico em um raio de 5 quilômetros. Visitantes devem desligar seus telefones celulares.

3. Banco genético nacional chinês

O Banco genético chinês (CNGB), localizado em Shenzhen, foi aberto oficialmente em setembro de 2016, com o objetivo de promover pesquisas sobre saúde humana e de conservação da biodiversidade global.

A área cobre 47.500 metros quadrados e já é o quarto banco genético maior do mundo de cunho nacional, seguido por EUA, Europa e Japão.

O banco genético salvou mais de 10 milhões de amostras biológicas e estabeleceu cooperações e pesquisas com mais de 100 organizações na área de saúde humana, biodiversidade e evolução.

 4. O maior elevador de navios do mundo

As operações de teste para o elevador de navios na província central chinesa, Hubei, começaram em setembro de 2016.

O elevador, criado por uma equipe chinesa e alemã, é o maior e mais sofisticado do mundo. Ele foi projetado para ajudar navios de pequeno e médio porte a atravessar a barragem de Três Gargantas. O nível de água atrás da barragem é de 113 metros mais alto que a jusante.

Antes, demorava de 3 a 4 horas para atravessar a barreira, com o elevador demorará entre 40 minutos a uma hora.

5. Trem de alta velocidade

Em julho de 2016 a China realizou um teste sem precedentes em trens de alta velocidade, alcançando 420 k/h, quebrando o recorde mundial.

O sucesso do teste demostra a real capacidade da China de construir trens bala, evidenciando o papel do país entre o produtores de trens mais avançados o mundo.

6. Sunway-TaihuLight

O mais novo super-computador chinês executa 93 quadrilhões de cálculos por segundo. Segundo a Conferência Internacional de Supercomputação, que aconteceu na Alemanha em 2016, ele é o computador mais rápido do mundo.

7. Foguete transportador de satélite Long March-7

A China lançou, com sucesso, sua nova geração de foguetes para transporte de satélite, o Long March-7, em junho de 2016.

O Long March-7 é um foguete médio que pode carregar até 13,5 toneladas para a órbita terrestre. Estudiosos preveem que o foguete de 53,1 metros será o transportador principal para futuras missões espaciais chinesas.

8. Satélite de comunicação quântica QUESS

O primeiro satélite de comunicação quântica do mundo, Quantum Experiments at Space Scale (QUESS), foi lançado pela China, no noroeste do deserto Gobi, em agosto de 2016.

O satélite, que pesa mais de 600 kg, irá circular a Terra uma vez a cada 10 minutos, após entrar em órbita sincronizada com o sol. Seu apelido “Micius”, é uma homenagem ao filósofo e cientista chinês do século 5 A.C, que é creditado como a primeira pessoa na história mundial em conduzir experimentos ópticos.

Durante sua missão de dois anos, o QUESS é projetado para estabelecer uma comunicação quântica que seja “a prova de hacks”, por meio da transmissão de chaves indecifráveis do espaço à Terra. Além de fornecer  percepções para o estranho fenômeno da física quântica – o entrelaçamento quânticos.

09. Laboratório espacial Tiangong-2

O laboratório espacial, Tiangong-2, foi lançado em setembro de 2016. Ele irá, eventualmente, ser transferido para uma órbita mais alta, a 393 km da Terra – a mesma altura que a futura Estação Espacial chinesa irá operar.

O lançamento do Tiangong-2 cria uma base sólida para a construção e operação de uma estação espacial permanente no futuro.

1o. Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau

A montagem da primeira sessão curvada e do túnel sobre a água para a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau foi finalizada em outubro de 2016. Segundo o jornal The Gardian: “uma das sete maravilhas modernas do mundo”. A ponte é a mais longa do mundo sob construção.

Começando da Ilha Lantau, em Hong Kong, a ponte em formato de Y terá um total de 55 quilômetros, incluindo 6 a 7 quilômetros de um túnel em baixo da água e 23 quilômetros de ponte em cima do mar.  Ilhas artificiais serão construídas em ambas as pontas do túnel para permitir a passagem de navios.

A ponte irá servir como uma ligação importante entre Hong Kong, Macau e Zhuhai para a parte ocidental do delta do Rio Pérola, uma das áreas mais bem desenvolvida economicamente da China continental.

A construção da ponte começou em 2009. Seu custo total será em torno de 1,5 bilhões de dólares. É esperado que seja completada ao final de 2017. Quando estiver em operação, o tempo de viagem entre Hong Kong, Zhuhai ou Macau será reduzido de 3 e meia para apenas 30 minutos.

Por: A.S.Em: 7 de dezembro de 2016 | Em Tecnologia  |
Curta no Facebook:

Uma resposta para “10 Maravilhas Tecnológicas da Engenharia Chinesa”

  1. os chineses tem um histórico de vida maravilhoso, Ah, quem dera se o Brasil tão imenso que é, tivesse homens sérios e honestos comprometidos com o futuro e, que pelo menos imitassem os chineses….. Quem Dera!!!!!
    Até a migalha chamada aposentadoria, que mal dar pra sobreviver e comprar remédios, está sendo subtraída de quem passou a vida inteira no labor da vida.
    que triste é a nossa realidade!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *