21 utilidades incríveis do sal que vai deixar você surpresa com o resultado!

Este produto vai te surpreender pelas tantas utilidades no seu lar, barato e serve para praticamente tudo. Estamos falando do sal que não serve só para salgar o feijão, serve para limpar, conservar, espantar formigas e até para muitas simpatias e banhos relachantes. Vamos ver 21 jeitos de usar o sal de cozinha.

Banho de sal grosso já é praticamente uma tradição para quem é meio supersticioso, usa para espantar a zica, o azar e atrair muito dinheiro e sorte. Para isso, pegue um copo de sal grosso e despeje em uma bacia com água morna e depois de tomar o seu banho, jogue sobre o corpo do pescoço para baixo.

Saia do banho sem tomar outra ducha e seque com a toalha só pressionando contra seu corpo, sem esfregar. Pode ficar uns sais enroscados nos pelos, retire-os, vista a roupa. Pronto, com isso espantou a azaração que te acompanhava.

#1. Um temporal se aproxima

Tire tudo da mesa e faça uma cruz de sal no centro, pode ser sal grosso ou fino. Pode notar que pode passar a tempestade pela sua região, mas a sua casa não será atingida.

#2. Sal para proteção de sua casa

Encha um pode de vidro com sal grosso, aqueles tipo cachepô  que tem a boca larga e deixe de enfeite sobre um móvel. Isso espanta o tal mal olhado ou olho gordo. Pode colocar até uma figa para atrair a sorte.

#3. Presença de formigas

Coloque sal nos locais que as formigas estão aparecendo, como armários, pias, calçadas, garagem e no jardim. As formigas não gostam do sal e irão desaparecer.

#4. Odor nos sapatos

Coloque um pouco de sal dentro dos sapatos e no outro dia retire. Depois passe sal sobre o calçado e lustre, este procedimento vai eliminar as bactérias, eliminar mau cheiro. Não esqueça de tirar o sal que colocou dentro do sapato. Ele pode acabar umedecendo conforme estiver a temperatura do local e se deixar por uns dias, pode ser que danifique seu calçado.

#5. Vaso de flores naturais

Conserve as flores por mais tempo, coloque umas pitadas de sal na água do vaso

#6. Sal para escalda pés

Chegou a noite e está com os pés doídos de tanto andar, faça um lava pés. Esquente a água, encha uma bacia, adicione meio copo de sal, duas colheres de álcool e 10 colheres de vinagre. Deixe os pés de molho e escalde do joelho para baixo por uns 15 minutos. Vai sentir um alívio e ter uma bela noite de sono.

#7. Polimento dos talheres

Seus talheres estão meio sem brilho? Misture sal na água e faça o polimento que o brilho vai voltar

#8. Cheiro forte no ralo do banheiro

Misture um copo de vinagre com 3 colheres (sopa) de sal e jogue dentro do ralo, espere pelo menos umas duas horas para tomar banho ou jogar água no ralo. O cheiro forte vai embora.

#9. Mancha de vinho na roupa

Logo que derramou o vinho, cubra a mancha com sal fino e deixe agir por uns 15 minutos, depois lave que a mancha desaparece. Pode usar o mesmo procedimento quando derramar no sofá ou tapetes. Antes veja se a recomendação para a roupa não é de lavar seja só a seco, e neste coso, leve a uma lavanderia para não danificar o tecido.

#10. Mancha de gorduras na toalha ou roupa

Cubra a mancha de gordura com sal imediatamente e deixe agir por 15 minutos. Lave com sabão. Mas atenção para observar antes se a roupa não é de tecido que só pode lavar a seco, neste caso, leve imediatamente a uma lavanderia para que a mancha não seque totalmente.

#11. Buracos de prego na parede

Para que argamassa se o sal resolve? Misture sal e qualquer amido de milho ou a conhecida maizena em partes iguais, dilua com água até formar uma pasta. Está pronta a argamassa caseira para tapar buraquinhos de pregos e parafusos nas paredes. Gostei desta receita porque só vendem saquinhos de 5 kg de argamassa para tapar apenas uma meia dúzia de buraquinhos.

#12. Limpar bronze, metal, estanho, cobre, maçanetas e pias

Misture em partes iguais o sal, farinha de trigo e vinagre e cubra as partes que serão limpadas. Deixe agir por umas três horas pelo menos e depois remova com uma escovinha, passe um pano bem seco para lustrar.

#13. Limpeza de banheiras e lavatórios de porcelana que estão amarelados

Use sal diluído em aguarrás e passe por toda a superfície, deixe agir e depois enxágue com água limpa. Aquele amarelado vai desaparecer.

#14. Cadeiras e artigos de vime branco

Misture sal, água e óleo de cozinha ou de preferência mineral. Depois de limpos, passe a solução que vai acabar com aquele amarelado e trazer de volta o branco do vime.

#15. Casinha dos cachorros

Misture 5 colheres de sal em 1 litro de água, dilua bem e borrife pela casinha inteira e em volta dela. O sal é inimigo das pulgas e como todo espaço vai ficar salgado, eles irão procurar a casa do cachorro do vizinho para se abrigar. Faça isso pelo menos 1 vez a cada 15 dias.

#16. Manchas de suor

Dilua meio 10 colheres de sal em 3 litros de água e deixe a peça de molho na solução por 3 horas. Depois só lavar que a mancha estará eliminada.

#17. Vasos para plantas ornamentais

Mistura 1 copo de sal em meio litro de vinagre. deixo o vaso de molho por 10 minutos. Lave bem com água da torneira e pode plantar sua planta. Este procedimento irá evitar de aparecerem fungos que podem danificar sua plantinha.

#18. Limpar o ferro de passar roupa

Quem passa roupa sabe que sempre forma um pequena crosta que é o resultado da queima de minúsculos pedacinhos de roupas e logo começas empastar. Para limpar, usa o sal grosso e jornal. Espalhe um punhado de sal grosso sobre o jornal, folha dupla, esquente o ferro e passe várias vezes sobre o sal, sempre de frente para trás. Repita esfregando até que as manchas do fundo saiam. Finalize esfregando em um pano seco.

#19. Panelas e tachos de ferro fundido

Faça uma pasta de sal e água quente e esfregue na peça até limpar, depois passe óleo para ficar brilhando e tipo aderente. Caso aconteça de queimar algum alimento na panela, logo em seguida passe a pasta de sal bem grossa e logo a parte queimada irá se soltar.

#20. Esponjas e escovas

Faça uma solução de sal com água e mergulhe a esponja e escova dentro. A solução vai agir como um desinfetante.

 

#21. Quantidade de consumo do sal recomendado pelo Ministério da Saúde

Consumir muito sal faz mal para saúde. Procure usar menos sal nas comidas, de preferência, em alguns pratos, como saladas, pode não colocar nada. A OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de 5 gramas diárias de sal para adultos, equivalente a uma colher de chá rasa ou 5 pacotinhos sachês de 1 grama cada.

Por: F.S.Em: 19 de setembro de 2016 | Em Comidas & Receitas  | Tags: ,  
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *