CUIDADO com shakes de emagrecimento e Herbalife, PERIGOS alarmantes

Conheça os perigos alarmantes de tomar os shakes sem controle e tudo o que aparece com promessas de perder peso rapidamente. A mídia é forte sobre produtos de emagrecimento, como o Herbalife e vários shakes que praticamente fazem milagres.

Isso mesmo, podemos dizer milagres, porque são tantos os benefícios que o produto promete. “Tomando isso você vai perder 10 quilos”, dizem e acabam convencendo. Mas muita gente que toma sabe que não é bem o que dizem.

A publicidade quer vender a qualquer custo, não interessa a eles alertar dos perigos, mas sim, só dos benefícios, e assim convencem milhares de pessoas a comprarem. Não alertam que é preciso tomar cuidado e nem divulgam os problemas de saúde que seguidamente vemos nas reportagens.

Os perigos do tomar estes produtos são muitos, e um deles é pensar que como é um shake cheio de vitaminas, a alimentação é só isso. Por isso mesmo, as consequências podem ser muito graves, levando a uma grande falta de vitaminas no corpo, em vez de ajudar, vai acabar ficando doente.

Mulher perde o movimento das pernas depois de 8 meses tomando shakes

Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Ela alcançou seu objetivo até acima do esperado. Karina Gonçalves, auxiliar de laboratório, perdeu 13 quilos depois de 8 meses ficar praticamente sem comer, só tomando shake e chá, tudo para ficar em forma para festa do carnaval de 2015, mas no final dos 8 meses perdeu o movimento das pernas e teve que procurar ajuda médica. A constatação por exames foi de que o organismo ficou sem vitamina B1 que o shake não continha em sua fórmula.

Disse Karina:

“No café da manhã, comia um pão light com leite. No almoço e na janta, tomava shake e chá. Não sentia fome por causa dos remédios que inibiam o apetite. Vi que estava dando resultado e continuei durante oito meses. Minha mãe e minhas amigas diziam que eu era louca, mas não ligava. Fiz tudo sem orientação médica.”

Teve que passar o carnaval em casa, deitada, fazendo um tratamento para reposição da vitamina B1 e depois de 10 dias começou a recuperação dos movimentos, até que ficou boa. Mas nem sempre termina bem, dependendo dos efeitos colaterais, o resultado pode ser muito pior.

Comentou o endocrinologista Albermar Robert Harrigan:

“Isso aconteceu porque ela fez uma dieta errada. Não há emagrecimento rápido, para ir a um casamento, por exemplo. Precisamos alertar a população a não acreditar em milagres. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios leves ou moderados bastam para o indivíduo ter um emagrecimento saudável”

Alerta da Anvisa sobre o consumo dos shakes

O consumo de alguns suplementos alimentares, como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, pode causar graves danos à saúde das pessoas. É o que alerta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.

 

Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.

“O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido”, afirma o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares.

 

O alerta da Anvisa ressalta, ainda, que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à Agência e são comercializados irregularmente em nosso país.

 

Segundo o diretor da Anvisa, são produtos fabricados a partir de ingredientes que não passaram por avaliação de segurança. “Esses suplementos contém substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping”, explica Álvares.

Herbalife processada nos Estados Unidos

Nos estados Unidos, com vendas de 20% da fatia mundial, a Herbalife foi processada e acabou fazendo um acordo com as autoridades para pagar uma multa de 200 milhões de dólares para encerrar a ação. Só que, segundo a empresa, o processo não tem qualquer ligação com a qualidade dos produtos ou contra indicações de consumo. A abertura do processo foi pela suspeita de que a Herbalife criou um sistema de vendas tipo pirâmide financeira e sempre quem ficava na ponta acabava no prejuízo, na verdade os primeiros ganhavam bem e os último só compravam os produtos.

A Herbalife apresentou a defesa dizendo que isso não é verdade e depois de muita discussão, acabaram fechando um acordo com a FTC, Comissão Federal de Comércio nos EUA para parar a ação, se comprometendo a refazer toda sua estrutura de vendas com pagamento de comissões aos vendedores.

Produtos de emagrecimento da Herbalife

É bom tomar cuidado e se preciso até ver com um médico ou um nutricionista antes de tomar, porque se consumir com uma dieta de forma errada, pode acabar tendo problemas sérios com o fígado e falta de vitaminas no organismo.

Os shakes entre eles o Herbalife são contra indicados para quem sofre de:

  • Fígado
  • Rins
  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Idosos
  • Crianças
  • Gestantes
  • Quem amamenta

Segundo o site da empresa, tudo o que falam é contestado:

Os produtos da Herbalife seguem rígidos padrões e processos globais de qualidade e todas as legislações e regulamentações vigentes dos mais de 90 países em que atua. A empresa investe constantemente em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e, nos últimos anos, investiu 200 milhões de dólares para essa área, que compreende cerca de 300 cientistas, sendo 36 PhDs, além de especialistas na área de saúde, nutrição e ciência.

 

No Brasil, por exemplo, todos os produtos seguem às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O compromisso com os mais elevados padrões científicos e de segurança na produção e desenvolvimento dos produtos é parte integrante da missão da Herbalife em oferecer uma boa nutrição.

 

Portanto, os produtos são seguros para o consumo por adultos saudáveis de acordo com o rótulo.

A Herbalife mantém também o programa Da Semente ao Alimento, que monitora a produção desde a matéria prima até a chegada do produto final ao Consultor Independente, garantindo a qualidade de todos os produtos comercializados.

Os cuidados são necessários para consumo de qualquer tipo de produto. Shakes ou não, a indicação é ficar sempre alerta de que não existe milagre para perder peso, o que existe é uma grande força de vontade de cada um. Seguir uma dieta alimentar rígida, cortando do hábito alimentar os refrigerantes, consumo de açúcar, bebidas alcoólicas, no caso a cerveja consumida sem moderação, sobremesas, etc.

Não precisa ficar totalmente sem comer, nem tomar shake, basta ter controle no que come e saciou a fome, não repita o prato. Note que, seguindo a risca uma dieta alimentar, dentro de uns meses seu peso vai começar a cair automaticamente. Depois é seguir sempre, porque quem tem tendência de engordar, a vigilância alimentar deverá ser para sempre. Procure ter o hábito de fazer caminhadas diárias que ajuda muito na forma física.

Tem os shakes caseiros fácil de fazer que complementados com um prato de comida balanceada irão ajuduar a perder peso de forma saudável

Shake caseiro de mamão

Ingredientes

  • 2 fatias de mamão papaia
  • 1 copo de leite desnatado
  • 1 colher (sopa) farelo de trigo
  • 1 colher (sopa) de semente de linhaça

Como fazer

  1. Bata tudo no liquidificador só até diluir os ingredientes.
  2. Não adicione açúcar, tome natural que o mamão já vai deixar o shake meio adocicado.
  3. Pode trocar o mamão por morango, bananas ou manga e a semente de linhaça por flocos de aveia que vai ficar delicioso.

Veja também

Por: F.S.Em: 22 de setembro de 2016 | Em Saúde  | Tags: , , ,  
Curta no Facebook:

Uma resposta para “CUIDADO com shakes de emagrecimento e Herbalife, PERIGOS alarmantes”

  1. Nos EUA Herbalife quase nao vende nada hoje em dia, os Americanos sao muito mais bem informados do que os Brasileiros, de fato a Herbalife so consegue ir bem em paises de terceiro mundo onde ha um numero grande de pessoas ignorantes e tontas que acreditam em resultados rapidos sem exercicio. Espero que o povo acorde e parem de gastar dinheiro com esses produtos falsos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *