Faça seu ar condicionado de garrafa pet em 30 minutos

Isto é incrível! um ar condicionado feto com uma garrafa per e mais alguns acessórios que são fáceis de encontrar. E funciona, fiz um para testar e fiquei impressionado com seu desempenho, muito bom mesmo. Tanto que neste verão vou até levar para usar na praia e ficar numa fresca gastando muito pouco, só ter gelo que é a matéria prima.

Quer ver como fazer? vamos lá

Prepare os seguintes materiais

  • Uma garrafa pet grande, de 3 litros ou mais e em ótimo estado ou quase nova
  • Um cooler de computador de 12 volts – encontra facilmente em oficinas de reparos em computadores ou em lojas de eletrônicos
  • 1 rolo de fita isolante
  • 1 bateria de 12 volts ou as encontradas mais facilmente em lojas de 9 volts que também vai funcionar
  • 1 balde de gelo quebrados em pedaços ou aqueles em cubinhos menores das forminhas de gelo
  • 1 rolo de fita adesiva ou pode usar a fita isolante que fixa melhor
  • 1 conector de bateria que tem para vender em lojas de eletrônicos
  • Tudo muito barato pela grande utilidade que o incrível e inovador ar condicionado de fabricação própria

Trabalhando na instalação do novo ar condicionado

Primeiro passo é marcar a garrafa o lugar correto que vai instalar o cooler. Marque 4 dedos a partir do fundo da garrafa pet e marque com uma caneta o quadrado que ficará instalado o cooler. Recorte com cuidado, de preferência usando um estilete com lâmina nova, para não ficar folgado, precisa ser exatamente o tamanho da peça que será fixada. Encaixe o cooler no espaço recortado.

Cooler normal tipo de computador

Cooler mais potente

Agora faça um corte na parte de cima, um dedo abaixo da curva que fecha para receber a tampa. Corte sem danificar porque o gargalo também será usado.

A instalação da pilha ou bateria de 12 ou 9 volts pode ser separada da garrafa, mas neste caso, o inconveniente é que terá de ter cuidado para não arrebentar os fios conectados ao cooler, então, o melhor é deixar em algum lugar da garrafa usando a fita isolante ou uma cola forte para grudar um suporte que irá servir para abrigar as pilhas e o conector.

Outra opção é usar pequenos transformadores e ligar direto na tomada de luz. Estes transformadores são encontrados nas casas de material eletrônico e tem para várias voltagens. Procutre um de 12 volts que é o mais indicado, mas nada impede que use um um pouco mais forte, dependendo da potência de energia que o cooler suporta.

Para ligar o criativo ar condicionado

Instale uma pequena chave liga desliga na saída da bateria para ficar um serviço bem feito. A conexão pode ser feita simplesmente encostando um fio no outro, mas isso não é recomendado para evitar que o fio logo fique danificado.

Isole muito bem todas partes dos fios para evitar curtos circuitos.

Veja mais:

Sugestões do que podemos fazer com garrafas pet para uso em sua casa ou no seu jardim e

Plantas que purificam o ar do seu quarto.

Entendendo como a engenhoca vai servir de ar condicionado

Aqui está o ar condicionado montado com o cooler fixado, a bateria ou pinha no lado oposto e a parte de cima com o gelo.

Use o gargalo que cortou a um cm abaixo da curvatura da garrafa para encaixar de ponta cabeça sobre a parte cortada do frasco. Encaixe bem para não ficar dobrado nas bordas.

Nesta parte é que irá ficar depositado o gelo e que força o ar frio descer para a parte debaixo da garrafa.

O cooler irá forçar a saída de ar de dentro da garrafa, jogando no ambiente. O funcionamento é parecido com uma geladeira.

A medida que o gero derreter, encha mais e vai ter sua sala com um ar bem fresquinho.

Muito simples e barato de fazer e gasta muito pouca carga da bateria. Usando um transformador de 12 volts, a energia gasta é mínima.

Claro que este é para ambientes pequenos ou para ficar próximo a pessoas que estão trabalhando no computador ou se refrescando em uma rede. Só deixar próximo para refrescar.

Tem alguma ideia melhor?

Deixe nos comentários.

 

Por: F.S.Em: 22 de dezembro de 2016 | Em Outros, Tecnologia  |
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *