Mãe coloca filho em papelão para poder trabalhar e é criticada na net

Lá no Quirguistão as pessoas sofrem para sobreviver. É sempre um dia após o outro. O país tem um PIB per capita de 3,363 dólares anuais. Muito abaixo do Brasil, por exemplo, que atinge mais de 15 mil dólares. E a uma distância astronômica dos Estados Unidos, que é de 55 mil.

Entre Cazaquistão e a China

E quando o país não ajuda, as pessoas precisam se virar como podem.

Esta semana apareceu na internet esta foto de um menino dormindo sobre um papelão.

A foto comovente aconteceu naquele país: Quirguistão.

A mãe da criança rapidamente foi julgada pelo tribunal da internet. Falaram que ela foi negligente e expôs a criança a uma situação de vulnerabilidade.

Zulfia Usenova, que mora na região de Osh, respondeu em entrevista para a BBC:

“Meu filho caiu no sono enquanto eu estava trabalhando e eu não tive escolha, a não ser deitá-lo no chão em um lugar seguro enquanto eu estava ocupada. Eu coloquei a caixa para ele deitar e ele estava ali havia 10 ou 15 minutos, apenas”.

E complementou:

“Estou envergonhada. Mesmo sendo pobre, posso cuidar dos meus filhos. Eu não sou preguiçosa”.

A situação de Zulfia e seu filho são parte de um problema muito maior. Este país e vários outros na região são ex-repúblicas soviéticas que ainda dependem de ajuda da Rússia para alimentar os mais vulneráveis.

Porém, com a gravíssima crise econômica que assola a Rússia no momento, a ajuda tem sido cortada. E isso acaba por causar o sofrimento dos mais fracos.

Após a imagem do seu filho viralizar pela internet, Zulfia afirma que o governo fez uma visita em sua casa e levou comida, cobertores e sapatos.

Uma ajuda importante para Zulfia, mas que certamente não resolve o problema de milhares de outras famílias na mesma situação. Esta é uma das complexidades inerentes ao capitalismo, que gera montanhas de riquezas em alguns lugares e em outros obriga que crianças tenham que dormir sobre um papelão.

Por: A.S.Em: 26 de setembro de 2016 | Em Economia  |
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Mãe coloca filho em papelão para poder trabalhar e é criticada na net”

  1. Não entendo o porquê da crítica hipócrita por parte de algumas pessoas, cada um se vira como pode dentro das suas possibilidades, geralmente quem critica, é incapaz de estender a mão !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *