O Que Os Anjos Estão Fazendo No Presépio?

Chega época de Natal e começam as decorações em tudo que é lugar, sejam na sua casa, shoppings, lojas, empresas. E junto com a árvore natalina é montada também o presépio, onde muitos não sabem nem o significado, apenas alguns fazem por ser costume, outros por apenas acreditarem que representa o nascimento de Jesus.

Mas o que os anjos estão fazendo no presépio?

Os anjos na verdade servem, como testemunhas do diálogo de Deus com suas criaturas.

A presença dos mesmos, servem como testemunha do diálogo que se dá entre Deus e os homens. Eles custodiam o diálogo com Deus. E o nome que se dá a esse diálogo entre a criatura e o criador é chamado de “adoração”.

E é nesse sentido que o Catecismo da Igreja Católica, ensina que a adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador, que exalta a grandeza do senhor. É a atitude de humilhar o espírito diante do Rei da Glória.

Os anjos, por serem os primeiros adoradores, acabam nos ajudando. Essas criaturas nos ajudam a conservar a pequenez, a proteger diante do nosso Deus.

E por serem os primeiros adoradores, conclui-se das próprias palavras do Nosso Senhor: “Eles contemplam sempre o rosto do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18, 10).

A Tradição

A tradição do presépio foi originada por São Francisco de Assis, em 1223. E esse ato virou tradição até hoje. Claro, o presépio é uma das características que representam essa época do ano.

Em audiência geral de 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI, informou que o presépio é uma forma de demonstrar a nossa espera em Deus, do Deus que está por vir, mas também passando a ser uma ação de graça Àquele que decidiu compartilhar nossa condição humana, com a simplicidade e pobreza.

Para o papa, o presépio se refere à fé cristã, bem como um sugestivo ícone de amor infinito de Deus a todos.

Para nos levar a ver todos os elementos que compõem o presépio, sinais do que se celebra; conforme Bento XVI, devem ser ícones, e nos transportam ao mistério da fé, para o que sempre nos preparamos no Natal: a encarnação do Filho de Deus.

Cabe recordar o que Ratzinger afirmou em seu livro “A infância de Jesus”, e com relação ao boi e ao jumento, o papa alemão afirmou que estas duas figuras “representam a humanidade desprovida de entendimento, mas que, junto ao menino Jesus, diante da aparição de Deus ao local, chega ao conhecimento”.

E os anjos?

Os anjos no presépio representam algo desse mistério, desse acontecimento; não são figuras que estão ali apenas para decorar.

Como foi dito por João Paulo II, os anjos são seres que representam a ação salvífica de Deus junto ao ser humano.

Ainda sobre o livro de infância de Jesus, Bento XVI, baseando-se no texto do profeta Habacuc (3,2), afirma que com a imagem dos dois seres viventes, sobre o que dá a entender sobre os dois querubins que ali estão, na Arca da Aliança que , segundo o Exôdo (25, 18-20), que os mesmos indicam ao mesmo tempo a misteriosa presença de Deus. O presépio seria a Arca de Aliança na qual Deus, está entre homens, misteriosamente protegido.

Você já tinha pensado sobre os anjos no presépio e qual era a função deles?

Por: andreiaEm: 23 de dezembro de 2016 | Em Curiosidades  |
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *