A cor do xixi pode alertar para algumas doenças

Não prestamos muita atenção, mas é de muita importância verificar sempre que cor tem o seu xixi. Quem tem vasos sanitários brancos, é fácil de notar, porque mesmo misturado com a água é possível ver se, depois de fazer xixi, a água do sanitário ficou igual ou alterada.

Caso note alteração na coloração, é melhor encher um vidrinho esterilizado e levar a um laboratório para que façam uma análise da urina. Isso pode ser feito mesmo sem antes ter ido ao médico. Depois já leva o exame pronto para que o doutor veja se está tudo normal.

O exame da urina poderá revelar vários tipos de doenças presentes no seu organismo, até mesmo as mais simples. Por isso é bom ficar de olho na cor de seu xixi.

Xixi com a cor meio amarelo

A cor em tom de amarelo é a ideal e indica boa saúde. Quem toma bastante água ajuda o organismo descartar pela urina vários componentes, como minerais indesejados e toxinas. Alguns deles são o potássio, sódio e a ureia.

Xixi sem cor ou transparente

Caso seu xixi fique totalmente transparente, igual a água, indica que provavelmente você esteja tomando muita água e o organismo descartando praticamente a água que tomou. Os rins trabalham perfeitamente e eliminam o excesso de água da corrente sanguínea. Mas caso sua urina sempre fique transparente, é bom procurar um médico que pode ser um indicativo de diabetes.

Xixi da cor castanho

Notando que o xixi está muito escuro, de cor castanho, é indicativo de falta de tomar água.
Aqui é a situação contrária: a carência nos goles d’água faz o xixi ficar concentrado de ureia e companhia. “Em longo prazo, isso aumenta o risco de desidratação e cálculo renal”, avisa Maria Alice Barcelos, nefrologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Para evitar complicações, basta caprichar na hidratação.

Xixi da cor laranja

A cor laranja do xixi pode levar a suspeita de doenças do fígado, mas nem sempre, isso porque quando comemos alimentos como abóbora, cenoura e outros de cores alaranjadas acabam mudando a cor da urina. Caso esta cor esteja presente por um longo tempo, mesmo sem consumir alimentos coloridos, é indicado procurar um médico para providenciar alguns exames e diagnosticar se é ou não proveniente de alguma doenças.

Xixi na cor vermelho

Quem gosta de de vez em quando comer bastante beterraba, já notou que passados um temo o xixi vai ser muito avermelhado. Isso acontece pela forte coloração da beterraba que acaba sendo eliminado pela urina. Mas atenção quando o xixi fica vermelho e não comeu beterraba, isso poderá ser um indicativo de presença de sangue na urina e notando isso, procure imediatamente um médico para apurar as causas do sangue no xixi. Pode sem um simples sangramento que logo se estanca sozinho ou uma lesão maior que deverá ser tratada imediatamente.

Xixi na cor esverdeado ou azulado

A cor do xixi em tons azuis ou verdes não tem muita importância e geralmente são causados pela ingestão de alguns medicamentos ou até de alimentos diferentes do dia a dia que andou comendo.

Todas as fotos são da Dulla

Xixi com espuma

Pode ser esteja eliminando proteínas e também é bom procurar um médicos para exames complementares. A eliminação de proteínas no xixi não é normal, a não ser que sejam esporádicos e não todas as vezes.

As recomendação sobre o xixi são do médico nefrologista Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo e que pede sempre, notando qualquer irregularidade fora do habitual, procure um profissional da saúde para apurar as causas. Não deixe o quadro se agravar para pedir ajuda.

 

 

Por: F.S.Em: 3 de janeiro de 2017 | Em Saúde  | Tags:  
Curta no Facebook:

Uma resposta para “A cor do xixi pode alertar para algumas doenças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *