USP Disponibiliza Cursos Gratuitos Online Para Todos!

Com a popularização do acesso à internet nos centros urbanos, fica cada vez mais fácil ter acesso à informação, diversão, entretenimento e a canais de comunicação importantes que encurtam as distâncias entre as pessoas do mundo todo. Mas será que isto também tem impacto sobre a educação formal das pessoas?

Pesquisa revela que as crianças mais teimosas, birrentas e briguentas também são as mais felizes

Como as coisas eram no seu tempo? No meu, tudo era tão mais simples…

A gente poderia interromper agora a discussão e adentrar ao campo das políticas de acesso e permanência no mundo da educação superior, o que, sem dúvida, é um dos grandes problemas do Brasil hoje: a carência de estudo. No entanto, saiba: tem um pessoal aí que está tentando inverter um pouco este processo e bem disposto a fazer com que o conhecimento que antes era restrito às pessoas que passavam em um vestibular chegue também ao restante das pessoas que vivem por aqui.

E a USP – Universidade de São Paulo – é uma dessas que está realmente impactando a vida das pessoas ao levar alguns cursos completos para a internet, para serem acessados de qualquer computador, tablet ou celular com boa conexão.

Ficou interessado?

Fique de olho aqui nas plataformas que disponibilizam os conteúdos:

Coursera

Fundado em 2012, é hoje uma das plataformas de cursos on-line mais importante do planeta e conta com quase dois mil cursos completamente gratuitos em todas as áreas de conhecimento, concedendo, inclusive, certificados (no entanto, para ter acesso a eles é necessário fazer uma pequena contribuição com o projeto para que o documento seja impresso, assinado e despachado para sua casa).

Nesta plataforma de cursos, a USP disponibiliza dois cursos completos: Introdução à Ciência da Computação com Python, do professor Fábio Kon, e Origens da Vida no Contexto Cósmico, conta com professores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Os dois cursos têm como objetivo, respectivamente, a iniciar o estudante na área de computação e compreender, através da física, possibilidades de surgimento da vida no universo.

Para cada curso você precisa disponibilizar uma quantidade de horas da sua semana, porque além de ver as aulas também é necessário ler artigos para ir se aprofundando no tema.

Veduca

Em 2012, mesmo ano de lançamento do Coursera, veio também o Veduca a ser lançado aqui no Brasil. Mas este, olha só, totalmente brasileiro.

Ele tem mais de 200 cursos cadastrados em 21 áreas de conhecimento, contando com cursos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Oxford, a BM&FBOVESPA, a Google, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e, claro, a USP também.

Todos os cursos sem certificação são gratuitos e qualquer pessoa pode se dedicar a eles, mas aqueles que são certificados são pagos. Então vale ficar sempre de olho nisso para não ser surpreendido no final da conta.

Univesp TV

Esta é uma ferramenta que a USP mesmo criou: um sistema de aulas – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – pela internet para que todo mundo também possa acessar. São mais de 10 cursos disponibilizados integralmente, inclusive disciplinas inteiras de institutos da Universidade.

Só o primeiro curso disponibilizado ali já foi visto por mais de 200 mil pessoas – e este é totalmente gratuito.

e-Aulas

Com mais de 1.317 horas de vídeos em todas as áreas de conhecimento, a USP tem mais esta plataforma própria em que disponibiliza cursos completos de forma gratuita e aberta para a população.

E o diferencial desta plataforma em relação às outras é que o professor que quiser pode disponibilizar tudo o que quiser ali, desde curso até palestra.

Curta no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *