Minha Casa Minha Vida

Programa Minha Casa, Minha Vida

Um dos mais graves problemas na estrutura social brasileira é a falta de moradia digna para a população, um direito assegurado na Constituição Federal e nem sempre lá muito observado pelos governantes, seja através de programas de assistência, seja através de motivação fiscal para a construção civil com impostos reduzidos em materiais e/ou abonos fiscais que incentivem cada vez mais a prática que é uma das colunas da economia nacional.

Assim, o programa Minha Casa, Minha Vida – citado aqui como MCMV – se faz cada vez mais importante para aqueles que ainda mantém viva a esperança da casa própria, sonho distante da maioria da população, que ora sofre com a baixa remuneração, ora com a falta de emprego, ora com custo de vida desprovido de luxos nas grandes metrópoles, o que resulta comumente em baixa qualidade de vida, baixa estima e, o que é pior, falta de perspectivas.

A estrutura do programa MCMV é a de garantir que as famílias que recebem até dez salários mínimos possam garantir uma vida cada vez mais digna e alcançar o sonho da casa própria. Com um investimento inicial de R$ 34 bilhões, o Governo Federal estima viabilizar a construção de um milhão de casas até o fim do projeto que deveria terminar em 2013, mas que através de Medida Provisória foi prorrogado até 2014.

O foco deste são aquelas famílias que possuem renda de até três salários mínimos, que devem receber subsídio total para a aquisição legal da moradia. Já as famílias que se enquadram na faixa salarial de três a seis salários mínimos receberão subsídio parcial com redução significativa no restante a ser pago. Por fim, as famílias que recebem até dez salários mínimos terão um grande estímulo para a aquisição de imóvel, visto que receberão uma abono significativo no valor final.

Existem ainda outros programas que utilizam o FGTS como assegurador de benefícios, que valem desde a construção até a finalização da obra, subsidiando e reduzindo custos de material de construção para reforma e/ou ampliação ou ainda para a compra de um imóvel pronto e sem demais estruturas a serem repensadas. Para conhecer mais sobre os projetos de incentivo à aquisição de moradia, consulte os seguintes endereços:

http://www.minhacasaminhavida.gov.br/

http://www1.caixa.gov.br/popup/home/popup_home_9.asp

http://www.caixa.gov.br/habitacao/index.asp

Compartilhe no Facebook

13 comentários em “Minha Casa Minha Vida

  1. Estou precisando urgente de construir minha casa própria na ciade de Nova Andradina/MS, onde estou me transferindo por motivo de minha sede de serviço estar indo para outra cidade e nesta em que mencionei, tem sede com as mesmas atividades que exerço aqui em Rio Verde de Mato Grosso/MS. So que em Nova Andradina/MS, já temos uma propriedade embora rural, mas já dentro da cidade. É uma herança que está em nome dos quatro irmãos, onde estou incluido. Gostaria de construir lá, porque não terei que adquirir outro imóvel. Sou servidor público federal concursado desde 1980. Os recursos que tenho somam 20 mil reais. Falta-me ainda 25 mil reais. Já tenho a planta assinada pelo engenheiro. Mas não pude iniciar ainda porque vai faltar recursos. Como e onde poderei conseguir algum financiamento para eu fazer minha casa?
    Grato,

    José

Deixe uma resposta